quinta-feira, julho 25, 2024
NotíciasEsplanadaExecutivo

Governo volta atrás e manda Caixa Econômica suspender tarifa do PIX para empresas

O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), afirmou hoje (20/6), após almoçar com a Frente Parlamentar do Empreendedorismo, que a Caixa Econômica Federal (CEF) suspenderá a cobrança da tarifa por PIX de pessoa jurídica.

Segundo Costa a ordem partiu do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A decisão do Planalto se dá após a repercussão negativa de grandes proporções contra o anúncio feito pela CEF em 17 de junho pelo App Caixa:

A partir de julho/23, iniciaremos a cobrança dos clientes Pessoa Jurídica pelo envio e recebimento de Pix. Para saber mais, acesse a Tabela de Tarifas no site da CAIXA.” – Confira a imagem clicando aqui.

A cobrança sobre o PIX deve voltar à discussão após a volta do presidente que passeia pela Europa.

Foi pedido que suspendesse temporariamente até o presidente (Lula) estar de volta, na próxima semana. Eu conversei com a presidente da Caixa e ela me disse que todos os bancos, sem exceção, cobrança essa taxa de pessoas jurídicas. E o único banco, segundo ela, que não cobrava, era a Caixa, por uma questão técnica, de tecnologia. E resolvida essa tecnologia, ela não esperava que tivesse esse alcance e essa repercussão em acompanhar, segundo ela, todos os demais bancos”, disse o ministro.

A informação é do site Valor Investe.