NotíciasColunas

A maior ameaça ao Brasil talvez não seja o que você imagina

Se você conversar com um cidadão comum, você ouvirá diferentes respostas para a mesma pergunta: “Qual é o maior perigo para o Brasil, atualmente?”. Por exemplo, poderão lhe dizer:

  • O petismo.
  • A imprensa mentirosa.
  • A inflação.
  • O preço alto dos alimentos.
  • A explosão de roubos e furtos nas cidades.
  • O ativismo judicial.
  • Os impostos escorchantes.

Contudo, nesse sentido, a notícia mais importante de 2025 passou desapercebida pela maioria da população: em 25/02/2025, o site da CNN noticiava, sob a manchete “PCC lavou RS 6 bilhões usando fintechs, mostra investigação”, um fato escandaloso:

Cerca de R$ 6 bilhões foram movimentados de forma ilegal pelo Primeiro Comando da Capital (PCC) através de duas fintechs, a 2GO Bank e a InvBank, utilizando mecanismos financeiros “sofisticados” para ocultar a origem e os beneficiários dos recursos, segundo investigação do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado de São Paulo (GAECO).

Além do Brasil, esse valor teria sido movimentado em países como os Estados Unidos, Paraguai, Peru, Holanda, Argentina, Bolívia, Canadá, Panamá, Colômbia, Inglaterra, Itália, Turquia, Dubai e, principalmente, Hong Kong e China.

investigação deu origem a Operação Hydra, deflagrada pela Polícia Federal e o GAECO nesta terça-feira (25/3), que revelou um esquema bilionário de lavagem de dinheiro.

Na ação, o policial civil Cyllas Elia Junior foi preso. A CNN apurou que ele se apresenta como CEO da 2GO Bank, uma das instituições financeiras alvos da operação. Tanto a 2GO quanto a InvBank foram delatadas por Vinicius Gritzbach, empresário morto no Aeroporto de Guarulhos em novembro de 2024.

Em 10/04/2025, o site da UOL trazia uma notícia ainda mais perturbadora, a rede de lavagem de dinheiro sujo do PCC, descoberta em fevereiro pelas forças policiais, também atendia ao Comando Vermelho (CV), a poderosa organização narcotraficante do Rio de Janeiro, atestando um nível de cooperação temível entre duas das mais poderosas e ricas quadrilhas do Brasil:

Policiais civis do Rio de Janeiro e de São Paulo deflagraram nesta quinta-feira (10/4), uma operação conjunta contra uma rede de lavagem de dinheiro a serviço do Comando Vermelho (CV) e do Primeiro Comando da Capital (PCC), as duas maiores facções criminosas do País.

Policiais civis do Rio de Janeiro e de São Paulo deflagraram nesta quinta-feira (10/4), uma operação conjunta contra uma rede de lavagem de dinheiro a serviço do Comando Vermelho (CV) e do Primeiro Comando da Capital (PCC), as duas maiores facções criminosas do País.

Segundo as investigações, o esquema movimentou R$ 6 bilhões em 1 ano e chegou a criar um banco digital para ocultar os recursos provenientes do tráfico de drogas. De acordo com a investigação, o núcleo financeiro do Comando Vermelho tem ramificações no estado paulista, com ligação direta com o PCC.

Antes de o presidente Lula iniciar seu terceiro mandato à frente da Presidência da República, imaginava-se que um dos cenários mais prováveis para o petismo seria impor à geopolítica brasileira um papel na América Latina similar ao da Rússia diante da sua esfera global de influência: um agente financiador internacional e apoiador político de regimes alinhados; no caso petista com as ditaduras do infame Foro de São Paulo, como Venezuela, Cuba e Nicarágua.

Ainda que tenha adotado algumas meditas frouxas e superficiais nesse âmbito, o petismo, na verdade, consolidou no Brasil um movimento que já estava em curso e mais adiantado nas forças de esquerda dos países ricos do Ocidente.

Em outras palavras, o petismo abraçou e se intercambiou, de vez, com o projeto neoliberal das elites financeiras e culturais ocidentais, chamadas pela direita de “globalistas” e pelos esquerdista dissidentes de “imperialistas”.

As forças trabalhistas nacionais mais atentas e conscientes perceberam a guinada do PT, do PSOL, do PC do B e da Rede, bem como do próprio terceiro governo Lula, em direção a uma agenda política em tudo praticamente copiada da plataforma política do Partido Democrata dos EUA e das agremiações neoliberais da Europa ocidental.

Em termos práticos, desde a formação da equipe de transição da administração Lula, ainda em 2022, via-se uma proliferação enorme da presença de ongueiros no futuro governo, em detrimento de sindicalistas e membros de antigos movimento sociais de esquerda.

Essa realidade se solidificou depois de Lula assumir a cadeira presidencial, em janeiro de 2023, com a indicação de uma legião de ongueiros, de organizações financiadas por governos estrangeiros (como os estranhos financiamentos da USAID, então poderosa agência de cooperação do governo de Washington) ou de bilionários do setor financeiro mundial. Todos com a mesma agenda neoliberal woke: fronteiras abertas, livre circulação do grande capital financeiro e degradação dos Estados nacionais.

O resultado dessa aliança entre o segmento majoritário de esquerda dominado pelo PT e seus aliados estrangeiros neoliberais se apresenta, nitidamente, na implementação prática das políticas públicas aplicadas sob o lulopetismo:

  • Explosão da violência pública, sob um garantismo descalibrado, exagerado e militante.
  • Retirada da Polícia Rodoviária Federal do combate ostensivo ao movimento de cargas ilícitas nas rodovias e estradas brasileiras, o que tende a facilitar o escoamento das rotas ilegais comandadas por organizações como o PCC e o Comando Vermelho.
  • Carga tributária pesadíssima nas costas das classes médias e baixas.
  • Apoio em crédito, regulamentação e políticas oficiais aos chamados “grandes campeões nacionais”, nada menos do que as mais poderosas oligarquias brasileiras, o grande capital dos bancos privados e as imensas corporações familiares.
  • Inflação e juros altos, conjugados com a explosão do déficit público, propiciando aos grandes bancos privados rolarem a dívida pública do Estado brasileiro de forma a transferir a riqueza arrecadada do povo, via impostos e taxas elevadíssimas, para os cofres dos banqueiros, endividando o Estado e a população. Um exemplo contundente dessa política foi a liberação da modalidade de empréstimo consignado para o trabalhador privado se endividar junto à banca, dando como garantia o seu próprio dinheiro, o seu FGTS, em vez desse mesmo governo liberar o uso direto do FGTS para quitar as dívidas da classe trabalhadora, o que seria uma política social muito mais coerente a uma “alegada” administração pública de linha trabalhista.
  • O bloqueio ao desenvolvimento da infraestrutura do Brasil, em prejuízo aos interesses nacionais, como no caso do travamento esquerdista, ambientalista e neoliberal da exploração energética da Margem Equatorial pela Petrobrás (preferencialmente) e outras empresas.

Diante desse cenário desolador, o Brasil parece se afastar do cenário de uma “Rússia tropical” para se aproximar, perigosamente, de um “México fracassado”.

Afinal, se o PCC e o Comando Vermelho são capazes de movimentar 6 bilhões de reais em um único ano através do sistema financeiro brasileiro, o quanto os participantes desse sistema estariam faturando, coincidentemente ou não, com as montanhas de dinheiro lavadas pelo crime organizado?

Seria essa a razão das elites brasileiras apoiarem tanto as causas garantistas contra o combate ao crime no Brasil?

Seria essa uma das razões para o seu combate sem tréguas contra a direita bolsonarista, tradicionalmente associada à luta contra o crime?

Estariam os advogados contratados – supostamente caríssimos – sabe-se lá por quem, do quase assassino de Bolsonaro, o ex-militante psolista Adélio Bispo, na verdade a soldo do PCC ou do Comando Vermelho? Ou de ambos?

Esses questionamentos extrapolam o mero campo das ditas “teorias da conspiração” quanto se lembra que essas organizações, potencialmente, estão a lavar bilhões de reais por ano no sistema financeiro oficial do Brasil.

Mais do que isso, essas organizações parecem se financiar cada vez menos do tráfico de entorpecentes do que da cobrança clandestina de serviços piratas nos territórios que controlam, alheios ao alcance do Estado, como o fornecimento de gás de cozinha, TV a cabo, Internet, transporte privado, entre outros. Já existem alegações inclusive de cobrança paralela de IPTU pelos criminosos sobre moradores acuados nas áreas sob seu controle nefasto.

O poder financeiro, político e bélico dessas facções e o seu controle de porções crescentes do território nacional tem levado o governo dos EUA a aventar a possibilidade de classificar essas organizações de alcance internacional, como o PCC e o Comando Vermelho, sob a severa designação de grupos terroristas, a exemplo de alguns dos piores cartéis de droga do México.

Ainda que essa ideia cause horror na extrema esquerda brasileira e em setores neoliberais da grande mídia nacional, permanece o imperativo de que a expansão desses grupos é uma justificativa realista para Washington acionar suas forças armadas e intervir no Brasil, inclusive instalando bases militares à força, se necessário.

Se os brasileiros se mostrarem incapazes de resolver um problema que extrapola suas fronteiras nacionais e atinge outras nações, não poderão reclamar quando os afetados decidirem agir por conta própria.

Nayib Bukele, o presidente de El Salvador celebrado por muitos por haver esmagado as facções criminosas do seu país e ter devolvido a paz aos seus cidadãos, costuma afirmar que o Estado nacional é muito mais poderoso do que qualquer organização clandestina. Seus poderes de repressão e violência são insuperáveis.

Em outras palavras, na visão de Bukele e outros milhões que pensam como ele, um Estado incapaz de combater o crime só é assim por incompetência, cooptação ou ambos.

Se o movimento neoliberal de fronteiras abertas e superação dos Estados nacionais vencer no Brasil, poderemos adentrar um cenário irreversível de nação fracassada, imposto por uma aliança nefasta entre a ideologia progressista e organizações criminosas transnacionais com poder, dinheiro e influência suficiente para dividir o território pátrio em vastas “capitanias hereditárias” do crime.

Marcelo Hipólito

Marcelo Hipólito é um escritor cristão brasileiro. Exerceu o cargo de diretor administrativo da Fundação Ivete Vargas, entre os anos de 2021 e 2023. Residente em Brasília, pai de dois filhos, escreveu os livros político-filosóficos Espírito Conservador; Brasil sob ameaça: guerra política no século XX; Conservadorismo é amor; Existencialismo cristão: a plenitude do ser; e Monarquia e conservadorismo: excepcionalismo brasileiro, bem como quatro romances e diversos trabalhos publicados em inglês, espanhol e alemão, um deles indicado a melhor conto nos EUA, em 2003.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Informações de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Este site é mantido e operado por Ricardo Luiz Roveran ME - CNPJ: 08.226.311/0001-85.

A política de privacidade e termos de uso se aplicam a todos os usuários que acessam e visitam nosso website.

A privacidade dos visitantes do nosso site é muito importante para nós, e estamos comprometidos em protegê-la. Coletamos e utilizamos alguns dados pessoais pertencentes àqueles usuários que utilizam este website. Agimos na qualidade de controlador desses dados de acordo com a legislação federal e com as normas internacionais de segurança da informação.

 

Introdução

Disponibilizamos esta política de privacidade, que contém informações importantes sobre:

  • Quem deve utilizar este website
  • Quais dados coletamos e o que fazemos com eles
  • Seus direitos em relação aos seus dados pessoais
  • Como entrar em contato conosco

Esta política explica o que faremos com suas informações pessoais e visa esclarecer a todos os(as) interessados(as) sobre os tipos de dados que coletamos, os motivos da coleta e a forma como os usuários deste site podem acessar, atualizar ou excluir suas informações pessoais.

Os presentes termos foram elaborados em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados pessoais (Lei 13.709/18), o Marco Civil da Internet (Lei 12.965/14) e o Regulamento da EU (n.2016/6790).

 

 

1- Quem deve utilizar este site

Nosso website só deve ser utilizado por pessoas com mais de 18 anos de idade.

 

2- Dados que coletamos e motivos da coleta

Nosso site coleta e utiliza alguns dados pessoais dos visitantes e usuários da seguinte forma:

 

2.1) Dados pessoais fornecidos expressamente pelo usuário

  • Coletamos os seguintes dados pessoais que os usuários nos fornecem ao utilizar nosso site:
    – Nome Completo;
    – RG;
    – CPF;
    – Endereço de e-mail;
    – Números de Telefone;
    – Mensagens de contato;
  • A coleta destes dados ocorre nos seguintes momentos:
    – Quando o usuário utiliza o formulário de contato;
    – Quando o usuário entra em contato por meio de aplicativos de mensagens, chats, ligações telefônicas, vídeo-chamadas ou outra via;
    – Quando o usuário se cadastra para receber boletins, descontos e materiais como infográficos, e-books, pesquisas, estudos de casos e planilhas, entre outros conteúdos;
    – Quando o usuário solicita uma cotação ou contratação de serviço;
    – Quando o usuário agenda uma reunião, consulta ou demonstração de nossos produtos e serviços;
    – Quando o usuário participa de estudos, enquetes e pesquisas;
  • Os dados fornecidos por nossos usuários são coletados com as seguintes finalidades:
    – Para orçar ou contratar nossos serviços;
    – Para entrar em contato com nosso atendimento ao cliente;
    – Para enviar materiais informativos e conteúdos educativos;
    – Para comunicar ofertas, anúncios e promoções;
    – Para que nossos colaboradores possam entrar em contato via e-mail, telefone, chat e mensagens de texto para fazer pesquisas e/ou apresentar produtos e serviços.
    – Para enviar faturas e lembretes de pagamento;
    – Para enviar mensagens relativas ao suporte ou serviços, como alertas, notificações e atualizações;
    – Para enviar lembretes e notificações de reuniões e eventos;
    – Para todo e qualquer fim que o usuário nos autorizar no momento da coleta dos dados;
    – Para criação de conta / perfil em nossa plataforma;
    – Para cumprir com nossas obrigações legais, regulatórias e fiscais.

 

2.2) Dados pessoais comportamentais:

Quando o usuário visita o nosso website, é inserido um ‘cookie’ em seu navegador por meio do software Google Analytics, para identificar quantas vezes visitou o nosso endereço eletrônico, quanto tempo permaneceu em nosso website, desde que cidade nos acessou e quais páginas leu e recomendou, entre outros.

  • Coletamos os seguintes dados pessoais através de cookies e outras formas que os usuários geram e/ou nos fornecem ao utilizar nosso site:
    – Endereço IP;
    – Dados de geolocalização e localização geográfica;
    – Palavras-chave e termos buscados;
    – Fonte de referência, tipo e versão de navegador;
    – Páginas visitadas, tempo de duração de cada visita e histórico de visitas
    – Dados contextuais baseados na experiência de navegação, como datas e horários de acesso mais frequentes, contagem de cliques em links e botões, número de downloads de materiais, aberturas de newsletters, entre outros.
  • A coleta destes dados ocorre nos seguintes momentos:
    – Quando o usuário visita uma de nossas páginas;
    – Quando lê e/ou comenta uma de nossas publicações e postagens;
    – Quando assiste um de nossos vídeos online;
    – Quando o usuário faz login e logout no site;
    – Quando o usuário utiliza aplicativos de mensagens ou chats;
    – Quando o usuário entra em contato por e-mail, telefone ou formulário;
    – Quando o usuário se cadastra para receber boletins, vídeos, planilhas, e-books, textos, infográficos ou quaisquer outros conteúdos e materiais;
    – Quando o usuário clica em links, botões, anúncios, imagens e vídeos;
    – Quando o usuário participa de enquetes e pesquisas online;
    – Quando o usuário reenvia ou compartilha nossas páginas e conteúdos;
    – Quando o usuário solicita uma cotação ou contratação de serviço;
    – Quando realiza algum tipo de interação com nosso site;
  • Os dados gerados e/ou fornecidos por nossos usuários são coletados com as seguintes finalidades:
    – Para garantir a segurança do website;
    – Para detectar comportamento fora do habitual e brechas de segurança;
    – Para rastrear de onde partem possíveis tentativas de invasão;
    – Para cumprir determinação legal de armazenamento de registros de acesso, conforme o disposto no art. 15 do Marco Civil da Internet;
    – Para gerar estatísticas de visitação e de interação com nosso site;
    – Para desenvolver novas funcionalidades em nosso website;
    – Para otimizar e aprimorar a navegação, usabilidade e layout do site;
    – Para compreender como os usuários utilizam nosso site e ajudar nas pesquisa de novas soluções, cursos, conteúdos, produtos e serviços;
    – Para realizar anúncios e comunicação direcionada aos gostos e interesses do usuários;
    – Para personalizar a experiência do usuário que visita nosso site;
    – Para todo e qualquer fim que o usuário nos autorizar no momento da recolha dos dados;
    – Para cumprir com nossas obrigações legais e regulatórias;

 

2.3) Dados pessoais sensíveis:

Não coletamos dados sensíveis de nossos usuários, assim entendidos aqueles definidos nos arts. 11 e seguintes da Lei Geral da Proteção de Dados Pessoais. Não solicitamos informações nem coletamos dados sobre a saúde, orientação política, convicção religiosa, ideológica ou filosófica, origem étnica ou racial, orientação sexual, filiação a sindicato, dados genéticos ou biométricos.

 

2.4) Dados de crianças e adolescentes:

Este site não coleta dados de crianças e adolescentes.

 

2.5) Cookies:

Cookies são pequenos arquivos de texto baixados automaticamente em seu dispositivo quando você acessa e navega por um site. Eles servem, para que seja possível identificar dispositivos, atividades e preferências de usuários.

Os cookies não permitem que qualquer arquivo ou informação sejam extraídos do disco rígido do usuário. Não sendo possível que, por meio dos cookies, se tenha acesso a informações pessoais que não tenham partido do usuário ou da forma como utiliza os recursos e funcionalidades do site.

A desativação dos cookies que podem ser desabilitados poderá prejudicar a experiência do usuário, uma vez que informações utilizadas para personalizá-la deixarão de ser utilizadas.

  1. Cookies do Site
    Os cookies do site são aqueles enviados ao computador ou dispositivo do usuário, exclusivamente pelo website. As informações coletadas por meio destes cookies são utilizadas para melhorar e personalizar a experiência do usuário, sendo que alguns cookies podem, por exemplo, ser utilizados para lembrar as preferências e escolhas do usuário, bem como para o oferecimento de conteúdo personalizado.
  1. Cookies de Terceiros
    Alguns de nossos parceiros podem configurar cookies nos dispositivos dos usuários que acessam nosso site. Estes cookies, em geral, visam possibilitar que nossos parceiros possam oferecer seu conteúdo e seus serviços ao usuário que acessa nosso site de forma personalizada, por meio da obtenção de dados de navegação extraídos a partir de sua interação com o site.
    O usuário poderá obter mais informações sobre os cookies de terceiros e sobre a forma como os dados obtidos a partir dele são tratados, além de ter acesso à descrição dos cookies utilizados e de suas características, acessando os seguintes links:
    Google Analytics: https://developers.google.com/analytics/devguides/collection/gajs/cookie-usage;
    Pixel do Facebook: https://pt-br.facebook.com/business/help/471978536642445?id=1205376682832142
  1. Gestão de Cookies
    O usuário poderá se opor ao registro de cookies pelo site, bastando que desative esta opção no seu próprio navegador. Mais informação sobre como fazer isso em alguns dos principais navegadores utilizados hoje podem ser acessados a partir dos seguintes links:
    Internet Explorer: https://support.microsoft.com/pt-br/topic/excluir-e-gerenciar-cookies-168dab11-0753-043d-7c16-ede5947fc64d
    Safari: https://support.apple.com/pt-br/guide/safari/sfri11471/mac
    Google Chrome: https://support.google.com/chrome/answer/95647
    Mozila Firefox: https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/cookies-informacoes-sites-armazenam-no- computador#w_configuracoes-de-cookies
    Opera: https://www.opera.com/pt/secure-private-browser

O usuário também poderá se opor à utilização de cookies pelo próprio site, bastando que os desative no momento em que começar a utilizar o site pela primeira vez, clicando no aviso de cookies e depois desativando esta opção no seu navegador, para se assegurar de que o registro de cookies foi desativado.

Assim que entrar no site pela primeira vez, o usuário terá a opção de bloquear ou de permitir a utilização de cookies, bastando que selecione a opção correspondente na caixa de diálogo (aviso de cookies) carregada automaticamente assim que nossa página é acessada.

A desativação dos cookies, no entanto, pode afetar a disponibilidade de algumas ferramentas e funcionalidades do site, comprometendo seu correto e esperado funcionamento. Outra consequência possível é a remoção das preferências do usuário que eventualmente tiverem sido salvas, prejudicando sua experiência de navegação.

A desativação de todos os cookies, no entanto, não será possível, uma vez que alguns deles são essenciais para que o site funcione corretamente.

 

 

3 – Compartilhamento de Dados com Terceiros

Os dados coletados através deste site podem ser compartilhados com as seguintes empresas, aplicações e/ou ferramentas:

  • Compartilhamos alguns dados o Google e outras ferramentas de Analytics para realizar análises e gerar relatórios;
  • Podemos compartilhar dados com ferramentas de construção de páginas web, formulários online e envio de boletins via e-mail;
  • Empresas parceiras ou contratadas para fornecer serviços terceirizados como agências de marketing, softwares de gestão, aplicativos de automação, auditorias e/ou processadoras de pagamento;
  • Autoridades judiciais, administrativas ou governamentais competentes, sempre que houver determinação legal, requerimento, requisição ou ordem judicial.

Estes dados são compartilhados pelas seguintes razões e para as seguintes finalidades:

  • Para que os usuários possam receber experiência de navegação, ofertas de produtos e serviços personalizados, de acordo a seus interesses;
  • Podemos compartilhar dados com empresas parceiras que fornecem serviços ou aplicativos de marketing, pagamento e processamento de dados, para fins de viabilizar pagamentos, auditorias, pesquisas, estudos, análises, criação de conteúdo personalizado, campanhas de publicidade, automatizar tarefas e/ou melhorar o nosso atendimento;
  • Para todo e qualquer fim que o usuário nos autorize no momento da coleta dos dados.

Além das situações aqui informadas, é possível que compartilhemos dados com terceiros para cumprir alguma determinação legal, técnica ou regulatória. No caso de Informações a serem compartilhadas em cumprimento de solicitação de autoridade pública, a mesma sempre será efetuada mediante ordem judicial, conforme definido em Lei.

Em qualquer caso, o compartilhamento de dados pessoais observará todas as leis e regras aplicáveis, buscando sempre garantir a segurança dos dados de nossos usuários, observados os padrões técnicos e boas práticas de segurança da informação.

Ao continuar utilizando este site você nos autoriza a compartilhar seus dados.

Este website poderá operar em conjunto de outras empresas numa ampla gama de atividades em conjunto com anunciantes, patrocinadores, fornecedores e parceiros comerciais, online e offline, além das ferramentas de divulgação, publicidade e análises de desempenho.

Nos reservamos ao direito de compartilhar as suas informações, incluindo os dados de localização, cadastro e de interesses, com nossos parceiros, anunciantes, fornecedores e provedores de serviços, sempre que for possível, de forma anônima, visando preservar a sua privacidade. Por meio deste documento, você autoriza-nos expressamente tais compartilhamentos.

Este site permite que outras empresas e redes de anúncio façam publicidade na nossa plataforma por meio de diferentes tecnologias. Portanto, poderá eventualmente receber diretamente anúncios, conteúdo e links exibidos de forma personalizada, de acordo com os seus interesses e comportamentos na nossa plataforma, redes sociais online ou em outros serviços com os quais interage. Para tanto, os dados podem ser compartilhados entre nós e essas outras empresas, principalmente identificadores únicos, endereços IP, cookies e scripts java, que podem ser utilizados para medir a eficiência da publicidade online. Por meio deste documento, autoriza-nos expressamente a realizar o compartilhamento de seus dados.

Não nos responsabilizamos pelos atos, anúncios e conteúdo gerados por nossos parceiros comerciais e redes de anúncio, e esta Política não é aplicada aos mesmos, uma vez que nós não as controlamos.

Todos os seus dados, informações e conteúdos podem ser considerados ativos no caso das negociações em que fizermos parte. Portanto, reservamo-nos o direito de incluir os seus dados dentre os ativos da empresa caso esta venha a ser vendida, adquirida ou fundida com outra. Por meio desta Política você concorda e está ciente desta possibilidade.

 

 

4 – Por quanto tempo seus dados pessoais são armazenados

Os dados pessoais coletados através do site são armazenados e utilizados pelo período de tempo que for necessário para atingir as finalidades elencadas neste documento e que considere os direitos de seus titulares, os direitos do controlador do site e as disposições legais ou regulatórias aplicáveis.

O tempo mínimo de armazenamento é de 6 meses para dados comportamentais, segundo o Art. 15 do Marco Civil da Internet e de 5 anos após o término da relação com o usuário para dados cadastrais, segundo o Art. 27 do Código de Defesa do Consumidor.

Uma vez expirados os períodos de armazenamento dos dados pessoais, eles podem vir a ser removidos de nossas bases de dados ou anonimizados, salvo nos casos em que houver a possibilidade e/ou a necessidade de armazenamento em virtude de disposição legal ou regulatória.

Caso haja solicitação do Usuário, os dados poderão ser apagados antes desse prazo. No entanto, pode ocorrer de os dados precisarem ser mantidos por período superior, por motivo de lei, ordem judicial, prevenção à fraude (art. 11, II, “a” da Lei Geral de Proteção de Dados “LGPD”, Lei nº 13.709/2018), proteção ao crédito (art. 7º, X, LGPD) e outros interesses legítimos, em conformidade com o artigo 10 da LGPD. Findo o prazo e a necessidade legal, serão excluídos com uso de métodos de descarte seguro, ou utilizados de forma anonimizada para fins estatísticos.

Ressaltamos que os dados poderão continuar armazenados se houver alguma justificativa legal ou regulatória, ainda que tenha se exaurido a finalidade para a qual os dados tenham sido coletados e/ou tratados.

Os dados são armazenados de forma contínua enquanto o usuário tiver uma conta ativa em nosso site e/ou continuar utilizando, navegando, interagindo, comunicando-se e mantendo algum tipo de relação ou contato conosco.

Uma vez finalizado o tratamento e/ou a relação com o usuário, observadas as disposições desta seção, os dados são apagados ou anonimizados.

 

 

5 – Bases legais para o tratamento de dados pessoais

Nós tratamos os dados pessoais de nossos usuários mediante os seguintes fundamentos legais, que justificam o tratamento de dados:

 

5.1 – Dados pessoais não sensíveis

  • mediante o consentimento do titular dos dados pessoais;
  • para o cumprimento de obrigação legal ou regulatória pelo controlador;
  • para o exercício regular de direitos em processo judicial, administrativo ou arbitral;
  • para execução de contrato ou de procedimentos preliminares relacionados a contrato do qual seja parte o titular, a pedido do titular dos dados pessoais;
  • para proteção do crédito.

 

5.2 – Consentimento do Titular

  • Ao utilizar este site, solicitar serviços e/ou fornecer informações pessoais o usuário está consentindo com a presente política de privacidade.
  • Determinadas operações de tratamento de dados pessoais realizadas em nosso site dependerão da prévia concordância do usuário, que deverá manifestá-la de forma livre, informada e inequívoca.
  • O usuário, ao visitar este site, entrar em contato, ao cadastrar-se e/ou ao realizar qualquer tipo de interação conosco, manifesta conhecer a presente política e pode exercer seus direitos de cancelar seu cadastro, atualizar seus dados pessoais e garante a veracidade das informações por ele disponibilizadas.
  • O usuário poderá revogar seu consentimento a qualquer momento e solicitar a exclusão de seus dados, sendo que, não havendo hipótese legal que permita ou que demande o armazenamento de dados, os dados fornecidos mediante consentimento serão excluídos.

 

5.3 – Cumprimento de obrigação legal ou regulatória pelo controlador

Algumas operações de tratamento de dados pessoais, sobretudo o armazenamento de dados, serão realizadas para que possamos cumprir obrigações previstas em lei ou em outras disposições normativas aplicáveis às nossas atividades.

 

5.4 – Execução de contrato

Para a execução de contrato compra e venda ou de prestação de serviços, eventualmente firmado entre o site o usuário, poderão ser coletados e armazenados outros dados relacionados e/ou necessários a sua execução, incluindo o teor de eventuais comunicações tidas com o usuário.

 

 

6 – Direitos do Usuário

O usuário do site possui os seguintes direitos, conferidos pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais:

  • Confirmação da existência de tratamento; – Acesso aos dados; – Correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados;
  • Anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com o disposto na lei;
  • Portabilidade dos dados a outro fornecedor de serviço ou produto, mediante requisição expressa, de acordo com a regulamentação da autoridade nacional, observados os segredos comercial e industrial;
  • Eliminação dos dados pessoais tratados com o consentimento do titular, exceto nos casos previstos em lei;
  • Informação das entidades públicas e privadas com as quais o controlador realizou uso compartilhado de dados;
  • Informação sobre a possibilidade de não fornecer consentimento e sobre as consequências da negativa;
  • Revogação do consentimento.

É importante destacar que, nos termos da LGPD, não existe um direito de eliminação de dados tratados com fundamento em bases legais distintas do consentimento, a menos que os dados sejam desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com o previsto na lei.

 

6.1 – Como o titular pode exercer seus direitos

Os titulares de dados pessoais tratados por nós poderão exercer seus direitos por meio do formulário disponibilizado no seguinte caminho: https://www.glogs.com.br/contato

Alternativamente, se desejar, o titular poderá enviar um e-mail para o seguinte endereço: privacidade@glogs.com.br

Os titulares de dados pessoais tratados por nós poderão exercer seus direitos a partir do envio de mensagem para nosso Encarregado de Proteção de Dados Pessoais seja por e-mail, formulário ou correspondência. As informações necessárias estão na seção “Como entrar em contato conosco” desta Política de Privacidade.

Para garantir que o usuário que pretende exercer seus direitos é, de fato, o titular dos dados pessoais objeto da requisição, poderemos solicitar documentos ou outras informações que possam auxiliar em sua correta identificação, a fim de resguardar nossos direitos e os direitos de terceiros. Isto somente será feito, porém, se for absolutamente necessário, e o requerente receberá todas as informações relacionadas.

 

 

7 – Medidas de segurança no tratamento de dados pessoais

Empregamos medidas técnicas e administrativas aptas a proteger os dados pessoais de acessos não autorizados e de situações de destruição, perda, extravio ou alteração desses dados.

As medidas que utilizamos levam em consideração a natureza dos dados, o contexto e a finalidade do tratamento, os riscos que uma eventual violação geraria para os direitos e liberdades do usuário, as normas de segurança internacionais como a ISO 27001 e os padrões empregados atualmente por empresas semelhantes à nossa. Entre as medidas de segurança adotadas por nós, destacamos as seguintes:

  • Armazenamento de senhas utilizando criptografia;
  • Restrições de acesso aos bancos de dados;
  • Monitoramento de acesso aos servidores;
  • Certificado de Segurança (SSL);
  • Monitoramento do nível de segurança das senhas que utilizamos;
  • Monitoramento do nível de segurança de nossos endpoints e dispositivos;
  • Relatórios da Central de Alertas de Segurança do Gsuite;
  • Ferramentas de Auditoria do Google Workspace.

Informamos que estamos implementando processo de certificação ISO 27001. Seguimos os mais elevados padrões técnicos de segurança da informação, a fim de que nos seja possível proteger os dados de nosso usuário.

Ainda que façamos tudo que estiver ao nosso alcance para evitar incidentes de segurança, é possível que ocorra algum problema motivado exclusivamente por um terceiro, como em caso de ataques de hackers ou crackers ou, ainda, em casos de responsabilidade exclusiva do usuário, que ocorre, por exemplo, quando ele mesmo transfere seus dados a um terceiro. Assim, embora sejamos, em geral, responsáveis pelos dados pessoais que tratamos, nos eximimos de responsabilidade caso ocorra uma situação excepcional como essas, sobre as quais não temos nenhum tipo de controle.

De qualquer forma, caso ocorra qualquer tipo de incidente de segurança que possa gerar risco ou dano relevante para qualquer de nossos usuários, comunicaremos os afetados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados acerca do ocorrido, em conformidade com o disposto na Lei.

 

 

8 – Acesso ao Site

O usuário se declara ciente de que seu login e senha são de uso pessoal e intransferível e que deverá mantê-lo sob sigilo e em ambiente seguro. Ao acessar em nosso site/aplicativo o usuário não deve utilizar como próprio o login e senha alheia ou ceder a outrem, para que dele se utilize.

 

 

9 – Alterações nesta política

A presente versão desta Política de Privacidade foi atualizada pela última vez em: 20/10/2020.

Nos reservamos o direito de modificar a política de privacidade a qualquer momento, especialmente para adaptá-las às alterações feitas em nosso site, seja pela disponibilização de novas funcionalidades, seja pelo cancelamento ou modificação daquelas já existentes.

Sempre que houver uma modificação, nossos usuários serão notificados sobre a mudança.

 

 

10 – Jurisdição para Resolução de Conflitos

Este documento é regido e deve ser interpretado de acordo com as leis da República Federativa do Brasil. Os eventuais litígios deverão ser apresentados no foro da comarca em que se encontra a sede da empresa. Fica eleito o Foro da Comarca de São Paulo/SP, como o competente para dirimir quaisquer questões porventura oriundas do presente documento, com expressa renúncia a qualquer outro, por mais privilegiado que seja.

 

 

11 – Como entrar em contato conosco

Para esclarecer quaisquer dúvidas sobre esta Política de Privacidade ou sobre os dados pessoais que tratamos, entre em contato com nosso Encarregado de Proteção de Dados Pessoais, por algum dos canais abaixo:

E-mail: redacao@jornalbunker.com.br
Telefone: +55 (11) 9 5224-8960
Endereço: Rua Pedro Marigliani, 346 - Pirituba - São Paulo - SP - CEP 05141-010