sexta-feira, julho 19, 2024
NotíciasEsplanadaExecutivo

Flávio Dino diz que “fake news é crime” e cai na checagem do Twitter

O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), afirmou hoje (11/09), no X (antigo Twitter), que “fake news é crime“, que “é ainda mais grave” quando se trata de uma crise humanitária e que a Polícia Federal irá tomar “providências previstas em lei“.

Reitero que fake news é crime, não é “piada” ou instrumento legítimo de luta política. Esse crime é ainda mais grave quando se refere a uma crise humanitária, pois pode gerar pânico e aumentar o sofrimento das famílias. A Polícia Federal já tem conhecimento dos fatos e adotará as providências previstas em lei.“, tuitou.

Confira a postagem aqui.

A postagem gerou polêmica na rede social, que se manifestou na postagem do ministro:

Ao contrário do que afirma o ministro, fake news não é crime no Brasil.

Criar e compartilhar fake news ou desinformação, não é um crime em si. Uma pena pode ser aplicada apenas em casos de calúnia, injúria ou difamação contra um indivíduo ou organização.“, checou o X.

Dino não foi o único envolvido na história, o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (SECOM), Paulo Pimenta (PT), compartilhou a postagem e endossou a fala.

Não vamos tolerar nenhum tipo de Fake News. Muito bom @FlavioDino !! Não vamos permitir pessoas sem escrúpulos disseminarem mentiras nesse momento de dor !!“, escreveu.

Confira a postagem aqui.