quinta-feira, julho 25, 2024
NotíciasCâmaraLegislativo

Lira não libera fiscalização das viagens do Governo Lula

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), ainda não liberou a Proposta de Fiscalização e Controle (PFC 25/2023) feita pela oposição para apurar gastos das “viagens a serviço” do governo Lula de desde o início do mandato.

A deputada Chris Tonietto (PL-RJ), elaborou em maio, o pedido para que a Comissão Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) da Câmara, realizar em conjunto com o Tribunal de Contas da União (TCU), a fiscalização dos gastos efetuados em viagens a serviço, pelo Poder Executivo, em 2023.

Baseada em dados do Portal de Transparência a parlamentar afirma que “no período compreendido entre janeiro e o dia 17 de maio de 2023, teria sido despendido, pelo Poder Executivo, o montante de R$ 347.476.749,58 (trezentos e quarenta e sete milhões, quatrocentos e setenta e seis mil,
setecentos e quarenta e nove reais e cinquenta e oito centavos) com a rubrica “viagens a serviço” “.

Confira a íntegra aqui.

Uma semana após a publicação da proposta, a deputada federal Bia Kicis (PL-DF), presidente da Comissão, solicitou providências ao presidente da Casa.

Confira o documento aqui.

Segundo o site da Câmara dos Deputados, Lira não ainda liberou a proposta para o Colegiado prosseguir.

Cinco meses depois, o pedido de fiscalização ainda se encontra “aguardando Despacho do Presidente da Câmara dos Deputados“.