quinta-feira, julho 18, 2024
CulturaNotícias

Livro de Paula Schimitt denuncia cartel midiático

A jornalista Paula Schmitt lançou o livro “Consenso Inc.: o monopólio da verdade e a indústria da obediência” na última quinta-feira (19/10) na Livraria Travessa no Rio de Janeiro (RJ).

O evento contou com sessão de autógrafos e reuniu grande público. A obra denuncia o cartel midiático que visa manipular o debate público através de militâncias alocadas em redações de jornal.

Confira a sinopse

Uma mentira repetida mil vezes pode não virar verdade, mas facilmente se torna política pública. Foi assim que multidões em diferentes partes do planeta passaram a acreditar, simultaneamente, que questões identitárias são o maior problema do mundo, e passaram a exigir dos seus governos uma solução que não lhes beneficia, para uma adversidade que não existia. Consenso Inc. é o cartel informal, mas extremamente coeso entre governos, bancos, mídia e grandes monopólios que subverte a realidade e recria um mundo artificial, pavoroso, controlado e extremamente lucrativo. Esse cartel ficou explícito na pandemia. Não foi o acaso que fez a imprensa tradicional ter mensagens tão homogêneas e categóricas. Aquela uniformidade não aconteceu porque a imprensa “seguia a ciência”, mas exatamente porque não o fazia. A prova disso está na unanimidade: só uma narrativa forçada e imposta de cima para baixo consegue ser tão embaraçosamente uníssona. Os artigos de Paula Schmitt têm o dom de expandir nossas mentes para uma dimensão da qual não conseguimos mais retroceder. Eles desnudam as ideias, arrancam os véus, permitindo que enxerguemos os fatos como eles são. Este livro é uma coletânea de alguns dos principais artigos de Paula Schmitt publicados em Poder 360. Eles foram selecionados a partir de um fio condutor, que permite ao leitor compreender em profundidade a fundação da indústria do Consenso que se estabeleceu no Brasil e no mundo.